Clube de Leitura

Clube de Leitura
Dias e Horários: 
Aos sábados, das 10h às 11h30min Confira as datas abaixo.

Clube de Leitura faz estudo conjunto da obra "Sobre a brevidade da Vida" 

(Entrada Franca)

Segundo o filósofo romano Sêneca, o estudo da filosofia geralmente é o melhor uso que podemos fazer do nosso tempo. Observando este simples, porém importante ensinamento estóico, a Nova Acrópole, que aproxima Porto Alegre da filosofia há quase 30 anos, promove mais uma edição do Clube de Leitura

O objetivo é formar um grupo de estudos sobre importantes obras da Filosofia. 

Atualmente, o grupo vem fazendo a leitura conjunta e comentada da obra Sobre a Brevidade da Vida (De brevitate vitae), de Lúcio Anneo Sêneca (Corduba, 4 a.C. - Roma, 65 d.C.). 

Sendo este um dos textos mais conhecidos de toda a Antiguidade latina, esta obra traz cartas dirigidas a Paulino (cuja identidade é controversa), nas quais o sábio filósofo estóico discorre sobre a natureza finita da vida humana. Nela, são desenvolvidos temas como a aprendizagem, a amizade, o tempo, o conhecimento e a morte, sendo o maior objetivo de Sêneca mostrar aos homens os aspectos que realmente têm valor na vida, mostrando os caminhos para eliminar tudo aquilo que a pertuba e influencia, sem, no entanto, enriquecê-la. 

Escritas há quase dois mil anos, tais cartas compõem uma leitura inspiradora para todos os homens, a quem ajudam a avaliar o que é uma vida plenamente vivida. Segundo suas palavras, a natureza concede o tempo necessário a cada indivíduo para que ele possa realizar o que realmente é importante, bastando que cada ser humano organize bem o seu tempo.

O Clube de Leitura se reúne aos sábados (verificar datas abaixo), das 10h às 11h30min, na sede da Nova Acrópole Porto Alegre: Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz, 148, Centro Histórico). A atividade é gratuita e não exige conhecimento/formação prévios em filosofia. 

 

Confira as próximas datas de encontro do grupo:
Agosto: dias 2 e 23
Setembro: dia 13
Outubro: dias 4 e 18
Novembro: dia 8