Oficina da dança Indiana na Nova Acrópole de Porto Alegre

Data/Hora do Evento: 
qua, 23/01/2013 - 18:30

 

Iniciativa faz parte da exposição cultural “Índia Milenar” que será lançada em março

 

A bailarina gaúcha de carreira internacional, Manuela Benini ministrou a oficina de dança Indiana com o ritmo Kathak, na Organização Internacional Nova Acrópole de Porto Alegre, no último dia 23 de janeiro. Radicada em Londres há 16 anos, a arte-educadora é formada pela University of Westminster de Londres em Mixed Media Fine Art, e atua em diferentes lugares da Inglaterra, Índia, Marrocos e Brasil.

O Kathak - , que significa contador de histórias - ,  é um estilo de dança clássica do norte da Índia, que mescla a cultura Hinduísta com a cultura Persa. Este ritmo, inicialmente, era dançado em templos como uma espécie oferendas aos Deuses. Hoje, segundo Manuela Benini, tem um aspecto mais abstrato com piruetas, ritmos e técnica. “Misturo vários ritmos e acredito que a dança tem o objetivo de alcançar o absoluto, é uma espécie de encontro com Deus, união e oferenda”, define.

Com movimentos inspirados na natureza, as dançarinas de Kathak contam histórias com as mãos simulando com gestos o nascer no sol, pássaros voando, tartarugas e até o peixe nadando no mar. Estes movimentos são chamados de mudras e fazem do Kathak um dos ritmos Indianos mais literários da Índia.

A oficina de dança Indiana foi uma prévia da exposição cultural “Índia Milenar” que será lançada no dia 12 de março, na Nova Acrópole de Porto Alegre, com duração até 31 de maio de 2013.